Tráfego de dados terá um aumento de 300% até 2017

Segundo a companhia de análise de mercado Strategy Analytics, o tráfego de dados será 300% maior em 2017, atingindo um pico de 21 Exabytes (1 Exabyte equivale a aproximadamente 1 milhão de Terabytes). O aumento será impulsionado por smartphones e tablets, que veem seu uso dobrar a cada ano. 

As previsões são feitas com base na atual base de smartphones e tablets, desconsiderando os dados de outras aplicações conectadas, que já somam mais de 9 bilhões de objetos. A previsão é que o consumo de dados cresça ainda mais, já que a estimativa é de 35 bilhões de aplicações conectadas em rede, sem contar smartphones e tablets. 

tumblr_inline_mphadboUZo1qz4rgp.jpg

Alguns analistas já arriscam a previsão de que o grande produto dessa nova era na qual tudo estará conectado serão os dados. A quantidade incrível de informações fluindo entre a internet, smartphones e milhares de aplicações diferentes do dia-a-dia, como geladeiras, carros, sistemas de alarme, criará novas oportunidades de negócios. A revista Forbes já disse que as empresas precisam saber colher, analisar, gerenciar e tomar decisões com bases em massivas quantidades de dados, para se preparar para essa realidade cada vez mais iminente. 

Esses dados irão oferecer um perfil muito mais detalhado de um usuário comum. Em breve, as empresas poderão coletar informações precisas sobre hábitos, gostos, interesses, cotidiano, personalidade. As oportunidades para a criação de produtos altamente personalizados e funcionais, além de campanhas de marketing muito mais certeiras, são apenas alguns dos usos que podem ser feitos com o aumento da quantidade de dados circulando. A chance de um relacionamento íntimo e produtivo com um usuário também aumenta bastante devido a essa miríade de conhecimento que está sendo construída rapidamente. 

tumblr_inline_mphadsFBOB1qz4rgp.jpg

O crescimento do mobile e das aplicações conectadas em rede mostram que estamos caminhando uma trilha rápida em direção a um futuro altamente conectado, sem distinções entre os mundos online & offline, com dados e informações personalizadas sempre ao nosso alcance, 24 horas por dia.