Pulseira guarda suas senhas através do batimento cardíaco

Nymi controla diversos dispositivos através do ritmo cardíaco

tumblr_inline_mtl1tcAHoY1s1dezb.jpg

Uma das grandes preocupações tecnológicas dos últimos tempos é a segurança dos dados. Em uma era na qual uma quantidade gigantesca de dados é transmitida e armazenada em diferentes dispositivos, uma segurança eficiente se torna um ponto crítico na vida do usuário. 

Pensando sempre em tornar dispositivos e processos mais seguros, diversas empresas trouxeram novas soluções, como a Apple, que anunciou um novo leitor biométrico que virá de fábrica com os novo iPhones 5S. A autenticação por meio de voz, leituras de digitais e olhos são tecnologias bem conhecidas e amplamente utilizadas. 

As novas tecnologias de segurança também estão cada vez mais fáceis de serem usadas, pegando carona com a ascensão dos wearable gadgets. Pensando nesse novo mundo, surgiu a Nymi, uma pulseira que é capaz de guardar todas as suas senhas através do batimento cardíaco. 

tumblr_inline_mtl1twNzV61s1dezb.png

A Nymi funciona a partir da análise dos batimentos cardíacos do usuário. Segundo a Bionym, empresa canadense responsável pela idealização e construção da pulseira inteligente, um eletrocardiogama (análise dos batimentos cardíacos) é muito mais preciso do que outras formas de segurança biométricas, uma vez que cada indivíduo possui uma assinatura única e virtualmente impossível de ser reproduzida. Através de bluetooth, a pulseira libera diversos dispositivos associados e até permite o pagamento de contas. Quando é removida, a pulseira trava automaticamente todos os dispositivos associados. 

tumblr_inline_mtl1ujHRMh1s1dezb.jpg

Mas as novidades da Nymi não param por aí. Com o surgimento de smart watches, como o Gear, da Samsung, e pulseiras inteligentes que medem diversos aspectos físicos, como a Jawbone e a Nike FuelBand, uma smartband cuja única função é armazenar senhas parece ser um desperdício de espaço. Pensando nisso, a Bionym incorporou sensores de movimento da Nymi que podem controlar uma miríade de coisas. No vídeo de demonstração, vemos o destravamento de portas de um carro. A pulseira inteligente também vem alertas vibratórios para e-mails, mensagens e notificações em redes sociais que aparecem em uma pequena tela LED. 

tumblr_inline_mtl1v1a5mi1s1dezb.jpg

Estamos caminhando para um futuro no qual as tecnologias de segurança serão extremamente confiáveis a ponto de só precisarmos usar uma pulseira para controlar o acesso a todos os nossos dispositivos? Talvez. A Bionym já provou que a tecnologia existe e que é possível aplicá-la sem custos exorbitantes. O preço da Nymi foi fixado em 79 dólares no lançamento, mas a expectativa é que o preço caia ainda mais. Confira o vídeo de demonstração abaixo: