Motocicleta usa smartphone como painel de instrumentos

Scooter acopla iPhone no painel de instrumentos

A startup japonesa Terra Motors anunciou seu primeiro modelo: a scooter elétrica A4000i. Inspirada na onda de veículos elétricos trazida com modelos como o Toyota Prius e o Tesla Model S, a moto não traz nada de novo se não fosse seu painel de instrumentos inovador, que funciona acoplado com um smartphone. 

O painel principal oferece um suporte para que um iPhone seja acoplado, funcionando como uma segunda tela de apoio ao motorista. Diferentemente do Tesla Model S, que possui uma única tela de 17” como painel de instrumentos, a scooter A4000i ainda conserva o painel digital convencional, para informações mais sensíveis, como velocidade. O smartphone mostra informações como nível de carga da bateria e um GPS proprietário para ser usado com a scooter. 

tumblr_inline_mtyfyg7xyB1s1dezb.jpg

A ideia que motiva a Terra Motors é criar a primeira scooter elétrica de produção em massa, para competir em mercados emergentes e fugir da concorrência das outras gigantes do setor. A expectativa é de vender aproximadamente 10.000 unidades até o fim do ano e 100.000 nos próximos dois a três anos. 

Essa é apenas mais uma tendência que começa a apontar de carros ultra-conectados. O Google já está bem avançado nesse campo, com o projeto do Google Car, um veículo que se dirige sozinho através de milhares de medições feitas a cada segundo. A scooter da Terra Motors só vem reforçar esse conceito de veículos conectados, ampliando-o até diferentes mercados. Sem dúvida estamos nos aproximando de um futuro no qual os carros conectados conseguirão livrar seus motoristas da própria atividade de dirigir em si, liberando mais tempo para que possamos desenvolver outras atividades mais proveitosas enquanto nos locomovemos.