Self-driving cars chegarão em 2015 na Inglaterra

A cidade de Milton Keynes, cidade a 70 km ao norte de Londres, irá receber os primeiros carros auto-dirigíveis da Inglaterra, ainda em 2015. O projeto irá trazer 100 veículos autônomos que irão circular em vias dedicadas e levarão os passageiros para pontos estratégicos da cidade, como parques, estações de trem e metrô e shopping centers.

Contudo, os veículos inteligentes não irão seguir o estilo que está sendo adotado pelo Google, atualmente. Os carros de Milton Keynes seguirão a mesma linha dos transportes de aeroporto, com carros com espaço para duas pessoas. A tarifa será o equivalente a 3 dólares. Os passageiros também conseguirão chamar os veículos através de um aplicativo para smartphone.

O investimento em infra-estrutura e adaptação da cidade para a recepção dessa frota de 100 veículos será de mais de 100 milhões de dólares. Apesar de ficarem restritos, no começo, às vias especiais, o plano é que os self-driving cars possam trafegar pelas ruas regulares, usando um sistema de câmeras de alta definição, sensores e GPS.

Ainda que Google, Mercedes e BMW estejam trabalhando arduamente em seus carros auto dirigíveis, há grandes chances do projeto de Milton Keynes ser o primeiro com aplicações reais para esses carros, funcionando como um laboratório interessante sobre o que esperar do futuro dos transportes, além de propiciar o teste e desenvolvimento de novas tecnologias essenciais para os self driving cars.