Amazon revela serviço de entregas por drones

A Amazon, gigante de vendas online pela internet, deu mais um passo inovador para reinventar a experiência de compra online. Jeff Bezos, CEO da companhia e entusiasta de novas tecnologias, anunciou hoje que sua empresa está desenvolvendo o “Amazon Prime Air”, um serviço de entregas de produtos através de drones, pequenos robôs voadores controlados por computador.

Segundo Bezos, o projeto já está bem desenvolvido sob o ponto de vista tecnológico. O processo mais demorado é a obtenção da autorização de funcionamento da Federal Aviation Administration (FAA), o órgão governamental americano que regula toda a atividade aérea no país. A estimativa é que o novo sistema de entregas esteja operando em fase de testes ainda em 2015.

A ideia é que uma frota de drones possa entregar encomendas de até 2.2 quilos para locais distantes até 16 km do centro de distribuição. Em 30 minutos ou menos, dispensando o uso de serviços postais, entregadores e veículos de transporte. A estratégia tem o potencial de reduzir drasticamente o preço do frete dos produtos vendidos pela Amazon.

As entregas por drones fazem parte de uma grande estratégia que revoluciona a forma com que fazemos compras online. Algumas semanas atrás, a Amazon anunciou entregas em pleno domingo e em junho de 2013 declarou que o Amazon Fresh, serviço de entregas de bens perecíveis, como pães, laticínios e frutas, iria ser expandido para atender Seattle e Los Angeles.

A expectativa da empresa é que os drones se tornem tão comuns quanto carteiros e que eles se tornem uma visão frequente nos céus das cidades nos próximos anos. Veja como funciona o sistema no vídeo abaixo: