Lentes de contato inteligentes, impressora 3D gigante e outras novidades da CES 2014

Mais de 3.000 expositores começaram a mostrar suas novidades na Consumer Eletronics Show (CES) deste ano, em Las Vegas. Considerado o evento mais importante de tecnologia e inovação, a CES é conhecida por mostrar pela primeira vez algumas tecnologias que são adotadas pelo mercado. Produtos como o Xbox, Blu Ray e TVs de plasma foram apresentados na CES.

O evento de 2014 continua essa tradição e algumas tecnologias impressionantes já foram mostradas. Confira abaixo algumas delas:

Lentes de Contato de realidade aumentada

O iOptik, da startup Innovega, é um conjunto de lentes de contato e óculos de realidade aumentada que podem funcionar juntos ou separados.

As lentes possuem um sistema que melhora a capacidade de foco ocular. Elas possibilitam enxergar distâncias que o olho humano naturalmente não é capaz de alcançar, sejam elas de perto ou de longe. o iOptik permite que uma pessoa consiga visualizar as impressões digitais de um dedo colocado a pouquíssima distância dos olhos, por exemplo.

A startup ainda inclui um par de óculos inteligentes com pequenos projetores que podem mostrar apps no display dos óculos, criando uma experiência parecida com a do Google Glass. Porém, a iOptik diz que seu conjunto possui uma resolução seis vezes maior e cobre 20 vezes mais área, criando um sistema mais imersivo.

MakerBot Z18

Uma das líderes do mercado de impressoras 3D, MakerBot, anunciou sua nova linha de impressoras para 2014. O destaque da linha é o modelo Z18, uma impressora destinada a um uso mais industrial e que pode imprimir até 10 produtos de uma vez, com dimensões de 30 x 30 x 45 centímetros. Com preço de 6.499 dólares, ainda é acessível a poucos, mas promete colocar a impressão 3D em uma escala mais industrial, algo vital para o desenvolvimento de negócios envolvendo a técnica de impressão.

Mas a Z18 não foi o único modelo mostrado pela empresa na CES deste ano. Pensando na popularização da tecnologia e no usuário comum, a MakerBot apresentou a Replicator Mini, uma impressora 3D de rápido processamento e com interface mais simples, capaz de imprimir com apenas um toque. Esse modelo chegará por 1.375 dólares.

Telas 4K e displays curvos

Na história da CES apareceram tecnologias como o DVD, Blu Ray, as televisões de plasma e LED. Continuando essa tradição de mostrar o que há de mais inovador no mundo dos displays, a CES de 2014 focou-se principalmente nos televisores 4K, resolução que está sendo chamada de ‘Ultra HD”. Ainda que ela já tenha sido apresentada anteriormente, na CES os fabricantes mostraram modelos a preços acessíveis, com diferentes tamanhos de tela. Analistas dizem que o formato irá, sem dúvida, se tornar o próximo padrão da indústria. Gigantes do setor, como a Netflix, já anunciaram a transmissão de conteúdo em 4K, facilitando muito a adoção da tecnologia.

Outro ponto em que os fabricantes se focaram nesse ano foi o display curvo. Televisores com telas curvas, que prometem uma experiência imersiva maior, foram mostrados na CES desse ano. Empresas como Samsung e LG mostraram sets de televisões com, enormes telas curvas acima de 100”, resolução 4K e aspecto de 21:9.

Outras tecnologias importantes estão para serem mostradas até o final do evento, como carros auto-dirigíveis, wearable devices, drones e outros.