5 tecnologias para modernizar as salas de aula

A tecnologia transforma tudo, desde a maneira com que nos relacionamentos até a maneira como aprendemos. Há apenas uma década, quem poderia adivinhar que teríamos graduações online, sem a necessidade de se deslocar de casa para ir até a aula ou ainda dispositivos portáteis, como os tablets, para levar essas aulas conosco para qualquer lugar? É nessa linha que estão sendo desenvolvidos novos recursos para revolucionar as aulas e transformar o estudo em algo menos maçante, mais interessante e interativo. Podemos verificar essa tendência com o relatório de pesquisadores das instituições New Media Consortium e Educase, que reuniram 5 das tecnologias que prometem revolucionar os estudos nos próximos 5 anos.

Gamification

O gamification é uma estratégia que já está sendo bastante usada, mas tem um potencial muito maior para ser utilizado na educação. Transportando dinâmicas de jogos para outros contextos, o gamification traz novidades para a aprendizagem na medida que as pessoas ganham bônus, passam de nível e constroem coisas aplicando o conhecimento aprendido em sala de aula.

Este é um fator motivador para o aluno, que vê resultados concretos para a sua aprendizagem e pode perceber, de uma maneira lúdica, quais são seus pontos fracos e assim melhorá-los aprofundando-se nos estudos.

Impressão 3D Também uma realidade que já está no mercado e que tem grandes chances de colaborar com o aprendizado, a impressão 3D facilita a visualização de projetos, protótipos e modelos em dimensões reais, tirando do papel e da imaginação das pessoas, objetos complexos e até órgãos humanos. Será uma grande contribuição tanto para alunos de ensino fundamental e médio quanto para alunos de graduação, que terão a oportunidade de ver seus trabalhos realizados em sala de aula.

Óculos de realidade virtual

Os óculos de realidade virtual, como o Google Glass e Oculus Rift, trouxeram à tona uma oportunidade sem igual para que alunos gravem aulas, visitas técnicas e experiências para analisá-las posteriormente, dando a dimensão de uma realidade aumentada. A tecnologia agregada a um óculos pode trazer informações importantes sobre o dia a dia dos alunos, assim como filmar facilmente experiências que ficariam apenas na memória. E essa é apenas um dos muitos benefícios dessa tecnologia, que ainda auxilia na pesquisa, em apresentações e na comunicação entre os alunos e entre estudantes e professores.

Big Data Assim como as empresas descobriram o alto potencial do Big Data para gerenciar dados e informações, as instituições de ensino também verificaram a utilidade desta solução no campo educacional. Com ela será possível delinear o perfil do aluno de acordo com as informações imputadas no sistema, permitindo a personalização de conteúdos e uma aprendizagem focada em competências, aumentando a performance do aluno em determinados campos e suprindo deficiências em outros.

Lousas interativas

O modelo de educação atual sofre com a estagnação de recursos e de docentes que ainda não conseguiram se adequar às novas tecnologias. Utilizando lousas interativas, os alunos poderão participar de fato das aulas, construindo o conhecimento em conjunto com o professor. Este empoderamento da classe estudantil deve ainda trazer outras mudanças para o campo educacional, transformando o papel do professor em sala de aula. Além disso, a visualização das matérias em uma lousa interativa chega a um novo patamar de excelência, ilustrando as explicações de maneira clara e interativa.

Como podemos perceber, a tecnologia está em constante evolução e pode, a qualquer momento, adaptar-se a outras realidades, transformando a vida das pessoas de maneira significativa.