A importância da Proposta de Valor

Ao desenvolvermos um projeto, seja para clientes, seja um projeto interno, é comum partirmos de dois grandes pontos: orçamento e tempo. Ainda que vitais para a execução de uma ideia, não podemos esquecer de sempre elaborar a Proposta de Valor do projeto. A Proposta de Valor é a razão pela qual um projeto existe. É uma frase que transmite a essência da ideia para que ela atenda os objetivos do projeto e as necessidades das pessoas para as quais o projeto está sendo desenvolvido. Mais do que ajudar a organizar a concepção de um trabalho, a Proposta de Valor auxilia no desenvolvimento de todas as fases posteriores.

- Problemas que acontecem quando a Proposta de Valor não é feita:

- Tempo e dinheiro gastos em fases e processos desnecessários;

- Risco de um produto final que não atenda às expectativas do idealizador do projeto e/ou de seu público-alvo;

- Fases posteriores desconectadas da ideia central. Exemplo: uma função de um aplicativo que não tem utilidade para os usuários;

- Dificuldade na manutenção de longo prazo

Existem algumas ferramentas que auxiliam na criação da Proposta de Valor, como o canvas abaixo:

Com ele é possível verificar se a ideia (parte direita) está de acordo com as expectativas do público (parte esquerda). O canvas é uma boa forma de ajudar a organizar as estruturas básicas de um projeto que podem criar a Proposta de Valor, mas também não podemos esquecer que outras análises são igualmente importantes, tais como: benchmark de concorrentes, entrevistas com diversas pessoas para geração de insights, pesquisas de mercado e até mesmo ferramentas de Big Data para análise profunda de um grande volume de dados relativos à iniciativa.

Exemplos de Propostas de Valor curtas e atraentes:

GoPro App

O App vem para satisfazer uma necessidade de muitos usuários da câmera: ajustar suas funções mais facilmente. A tarefa de programar uma GoPro não é fácil dado o seu tamanho diminuto. Além disso, é possível visualizar e baixar as fotos e vídeos da câmera, não precisando mais conectá-la ao computador. Por último, todo o material produzido é facilmente compartilhável pelo app. Tudo isso é sintetizado por uma Proposta de Valor simples e atraente: Control. View. Share.

Touch Pizza

Para quem ainda não conhece o app, confira nosso post em que falamos mais sobre o projeto. O aplicativo é um exemplo interessante porque possui duas Propostas de Valor para os dois públicos atendidos pela plataforma: pizzarias e clientes. Note que as PdVs não são curtas e não precisam ser, necessariamente, o slogan do projeto, como é o caso do app da GoPro.

Que tal exercitar a criação de Propostas de Valor em projetos antigos e avaliar o que poderia ter sido diferente se ela tivesse sido feita logo no começo? Também não deixe de começar a pensar nela assim que uma ideia começar a sair do papel. Você verá que tudo ficará mais organizado, factível e o desenvolvimento será mais rápido e tranquilo.